11.8.08

A INTERCESSÂO

Aprendemos que a oração é a maior das armas dos crentes em Cristo, através do nosso clamor tornamos conhecidas do Deus Altíssimo todas as nossas angustias e nossas petições, e Ele não hesitará em nos recompensar conforme sua justiça ( Mt 7:7).
Através da Bíblia podemos encontrar grandes homens e mulheres de oração, que intercediam por seu povo, seus reis, sua nação! este é o papel do verdadeiro intercessor, orar sem cessar, crendo que DEUS ouvirá sua oração e lhe recompensará.(Mt 21:22)
Dentre estes homens e mulheres intercessores, está Daniel, um grande profeta, que dedicava sua vida a oração e a comunhão com Deus, ele era príncipe do seu povo, assim como nós somos príncipes e sacerdotes do reino de Jesus Cristo, e viveu no exílio da Babilônia, mesmo não fazendo parte daquele povo, assim como nós estamos no mundo, mas não pertencemos a este mundo.
Daniel, rejeitou os manjares da Babilônia e dedicou a sua vida a consagração e santificação (Dn 1:8), dedicava sua vida as orações e pelo menos três vezes ao dia ajoelhava-se e adorava a DEUS ( Dn 6:10).
Este é o exemplo de intercessor, busca sua santidade, reveste-se de justiça e ora sem cessar.
Mas para seguir este ministério é necessário, primeiramente que compreendamos alguns pontos.
  • CHAMADO: è necessário que a pessoa tenho um chamado para este ministério, é uma escolha de Deus na vida de cada um, e não uma determinação pura e humana. (Dn 1:3-4)
  • SANTIFICAÇÃO: Daniel entendia que pela força de suas mão não poderia alcançar nada, mas que sua força procedia do SENHOR, por isso buscava em oração e comunhão com DEUS sabedoria espiritual, separando-se de tudo o que tinha naquela terra corrompida (Dn 1:8). algumas pessoas, ainda não tiveram o discernimento de entender uma verdade que é bíblica: "não se pode servir a dois senhores" (Mt 6:24), mas ainda tem muita gente que ora a DEUS e ainda se envolve em conversas promiscuas, assiste a pornografias, ouve musicas seculares, mente ( uma "mentirinha" que seja), ira-se com facilidade e veste sua mascara de santo nos cultos de domingo. Se você sentiu que Deus te chama para este ministério, mas você ainda está entre os crentes mascarados, ore e peça a DEUS para te ajudar a vencer o pecado, e busque a santificação. Lemos no Antigo Testamento que os sacerdotes, antes de entrar no templo e começar suas obrigações sacerdotais,ele se lavava com águas, intercessão pode ser comparada a este ato. A água representa a palavra de Deus. Devemos nos encher da Palavra para que possamos tirar de nós impurezas que nos prejudiquem não só para intercessão mas para a nossa vida.
  • ESTRATÉGIA: Não podemos lutar sem armas, sem estratégia. Quando escolhemos nos santificar, é certo que muitas coisas aparecerão para nos atrapalhar, e não poderemos perder tempo com isso. Solicitemos a Deus uma estratégia para nos mantermos santificados a quaisquer custos, nos livrando das armadilhas do inimigo. Daniel precisava consagrar-se ao Senhor e pediu para que não se alimentasse das iguarias do rei, e assim foi feito, desta forma alimentou-se somente e legumes e apareceu como o mais saudável dentre todos (Dn 1:9-15).
  • CAPACITAÇÃO: Após obtermos a estratégia de santificação temos que nos capacitar para a intercessão. Não sabemos, por exemplo, o quanto de santificação será necessário para aquela situação. A nossa vontade inicial é de sair orando, expulsando tudo que vier pela frente. Não é assim que funciona. Daniel ficou ainda 3 anos até ser apresentado ao rei. Jesus mesmo disse que certas castas de demônios só poderão ser expulsas com oração e jejum (Mt 17:21).
  • CARACTERÍSTICAS DE UM INTERCESSOR: Amor - Fruto do Espírito, força de Deus que é amor; Compaixão – O intercessor não deve julgar o irmão, a comunidade ou a causa pela qual intercede -; Perseverança - Orar sem cessar-; Humildade - reconhecer que é um mero canal de Deus, e toda a graça alcançada não vem segundo méritos pessoais, mas sim por DEUS ser misericordioso- ; Discernimento – Para fazer a vontade de Deus e para identificar se algo é humano, divino ou do Maligno. O Espírito Santo em nós é quem dá o discernimento, o qual vamos adquirindo à medida que buscamos uma maior comunhão com o Espírito e nos tornamos sensíveis à sua voz.

Revelação

Devemos repetir os passos anteriores até que cheguemos naturalmente na revelação. Para isso irmão, entendamos que revelação é ao mesmo tempo um processo e um resultado. Se uma revelação é parcial, ela não deve ser usada. Uma revelação tem de ser provada, principalmente pela Palavra de Deus. Peçamos confirmação a Deus, para que não sejamos confundidos pelo diabo, pois ele pode se disfarçar. Afinal, se nossa causa é justa, o diabo será incomodado, qual seria a estratégia do inimigo?

"AMADOS, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo"( I Jo 4:1).

Se a revelação não é completa ela ainda é um processo e não um resultado, devemos continuar, perseverar até termos algo revelado e confirmado.Tudo isso deve ser regado com muita oração, santificação através da palavra de Deus e diligência.Estude o capítulo 2 de Daniel.

Oração

Agora chega a hora da batalha. Munidos de nossa arma, a Palavra de Deus revelada pelo Espírito Santo, santificados por ela, estrategicamente posicionados diante de Deus, é chegada a hora de nos apresentarmos para a batalha. É irmão é isto mesmo uma batalha será travada, um bom combate, um combate que a vitória é certa, pois o inimigo já estará vencido, pois se Deus revelou o que se encontra por trás da situação, já revelou a confirmação através da Bíblia, só nos resta pedir que venha o Reino de Deus sobre aquela situação. Normalmente existe pecado que deve ser retirado, pela misericórdia de Deus. Veja em Daniel um completo exemplo de oração intercessor no capítulo 9. Ele se coloca em oração, em primeira pessoa do plural. Ele pede perdão pelo povo, mas se coloca como pecador, cometedor do mesmo pecado do povo. Mesmo que ele não tenha feito, ele se coloca na brecha, ele se arrepende de algo que pode não ter feito, ele se coloca no mesmo lugar.Você já ouviu isso antes? Jesus se colocou no nosso lugar, e intercede por nós. Interceder por outros é a mesma coisa.Por isso irmãos, não podemos fazê-lo que qualquer jeito, se não sofreremos as mesmas consequências.E uma vez que definimos de que lados nós estamos, não poderemos mais "marcar bobeira".

Nenhum comentário: